Biblioteca Jurídica
Largo de São Francisco - USP
São Paulo - SP
A integração dos espaços e novas aberturas no interior da biblioteca, favorecem a permeabilidade visual e permite que os usuários façam novas descobertas através da arquitetura que se observa e se revela.
Nossa proposta de requalificação da Biblioteca Jurídica é um ato de reafirmação do acesso amplo e de qualidade à informação, de tal modo a promover o constante desenvolvimento intelectual e cultural do corpo discente da universidade.
O vão central existente é que este continue aberto, proporcionando uma permeabilidade visual e leitura de como o programa está dividido pelos pavimentos, entre acervo, leitura, estudos e administração. Também como ponto chave da iluminação natural indireta e ventilação, este vazio é coberto por um teto de vidro no nível do 11° piso, protegendo do tempo o núcleo vazio do edifício. Além deste vazio existente, a equipe achou pertinente a existência de um segundo vazio entre os pavimentos de acervo na expansão da área do edifício. Este que percorre os '5' pavimentos de acervo contribui para a compreensão de como a biblioteca está disposta pelo edifício e cria áreas de leitura e observação próximos ao seu guarda corpo.
*PROJETO PREMIADO EM CONCURSO PÚBLICO DE ARQUITETURA.